Mais de 7 mil pessoas participaram da edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, realizada na última sexta-feira (22) e sábado (23), no Sol Nascente. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), reuniu em um só espaço serviços gratuitos de saúde, cidadania, assistência social, capacitação, bem-estar e atrações culturais.
Nesta edição, a novidade ficou por conta da participação da Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF), que levou ao público o trailer itinerante e abriu 150 vagas para castração de cães e gatos, distribuídas entre 50 para cachorros, 50 para cadelas, 25 para gatas e 25 para gatos. Os procedimentos cirúrgicos já têm data marcada: acontecerão entre os dias 26 e 29 de agosto.
A procura pelos serviços foi intensa. As vagas disponibilizadas foram rapidamente preenchidas, demonstrando a grande demanda da comunidade pelo procedimento e a importância de ampliar cada vez mais o acesso a esse serviço essencial.
O secretário de Proteção Animal, Cristiano Lopes Cunha, ressaltou a importância da iniciativa: “Pela primeira vez, a Secretaria de Proteção Animal marca presença no GDF Mais Perto do Cidadão, o que demonstra a importância de levar serviços de saúde e bem-estar animal para perto da população. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse acesso, garantindo qualidade de vida para os animais e segurança para toda a comunidade”.
A Sepan reforça seu papel de aproximar políticas públicas da população e de garantir, ao mesmo tempo, bem-estar animal e segurança coletiva.